segunda-feira, 27 de maio de 2013

MESA POSTA DE FEIJOADA + RECEITA

Neste final de semana, aproveitei que o tempo estava friozinho e fiz uma feijuca em nossa casa de campo.

Acordei cedinho no sábado, quase madruguei,  para dar tempo de fazer a feijoada para o almoço, mas valeu a pena, pois ficou deliciosa.

O pessoal em casa adora quando eu faço feijoada, são todos fãs incondicional.  Aproveitei e com o maior carinho, caprichei na arrumação da mesa, e é claro que não deixei de fotografar para vocês:

Uma mesa bastante rústica, com louças e pratos de cerâmica de  barro, talheres de cabo de bambu, guardanapos de papel coloridos  na cor marrom e mostarda, jogo americano vermelho e uma passadeira mostarda no meio da mesa para receber as vasilhas lindas de cerâmica de barro, vindas do Pará, gentilmente cedidas por minha querida mãe.

Para comer: o prato estrela que era a feijoada, e para acompanhar: arroz branco, couve refogada, farinha de mandioca, molho especial, torresmo e laranja fatiada.

















E o meu prato prontinho, que não sou de ferro!!!


Para a feijuca:

o que uso: ( a única carne que compro salgada é a carne seca, as demais compro no açougue normal)

carne seca salgada (+/-800 gr), lombo de porco (+/-700 gr), costelinha de porco ( +/- 1k), linguiça calabreza sem casca ( 2), paio (1), bacon (2 pacotinhos), 3 folhas de louro secas, 3 colheres de sopa de óleo, sal a gosto, molho de pimenta vermelha a gosto, 1 laranja, 1 cálice de pinga, 6 dentes de alho grande, 1 saco de feijão preto.

como faço:

Numa caldeirão, coloco o óleo, o bacon picadinho e frito, quando o bacon estiver frito, acrescento o alho bem picadinho e refogo. Desligo o fogo e reservo.
Numa panela de pressão coloco a carne seca salgada picada junto com água e cozinho trocando a água por 3 vezes. Após bem cozida, quando já estiver bem molinha, tiro a água e coloco a carne no caldeirão já com o bacon e o alho refogado.
Pego a panela de pressão e coloco as costelinhas cortadas uma a uma e o lombo cortado em pedaços, junto água e ponho para cozinhar, até que os ossos da costelinha comecem a soltar. Após cozidas, junto no caldeirão com a água que cozinhou, onde já estão o bacon, o alho e a carne seca.
Novamente na panela de pressão coloco as linguiças calabreza e o paio, cotados em rodelas, acrescento um pouco de água e ponho para dar uma cozinhada. Após estarem moles, junto-as com a agua que cozinhou, com as carnes no caldeirão. Ligou o fogo no médio.
Enquanto estão cozinhando as carnes, em outra panela de pressão, cozinho o feijão preto em água e depois de cozido, junto ao caldeirão
No caldeirão, já com todas as carnes e o feijão, acrescento 3 folhas de louro, molho de pimenta, 1 cálice de pinga e uma laranja inteira cortada somente a casca em cruz. Experimento o sal, e se necessário acrescento. Deixar cozinhar em fogo por mais ou menos 1 hora, para o caldo engrossar, mexendo sempre.

Para o molho especial: 

junto numa vasilha: uma cebola grande picada, 1 tomate grande picado, cheiro verde picado, acrescento molho de pimenta vermelha, e o quanto necessário e a gosto, do caldo da feijoada.

E o sabadão foi maravilhoso e comemos muita feijoada!!

Obrigada pela visita. Comentem, vou adorar ler o que vocês acharam.

Beijos

GIOVANA













9 comentários:

  1. Deu água na boca, Gi!! Sua feijoada é fantástica mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlinha, saudades!!
      bjs Giovana

      Excluir
  2. a feijoada estava supimpa. A mesa ficou lindinha. Comemos a feijoada até ´´ ficar triste ´´. Foi um final de semana simplesmente maravilhoso. Obrigada por me convidar e deixar participar desse manjar dos deuses. beijinhos mil Eni

    ResponderExcluir
  3. Gi, ficou tudo muito bacana, parabéns; você me deu uma ideia muito boa pra este final de semana. Vou fazer feijoada na chácara. Hoje à noite vai rolar uma sopa de cebolas, acho que combina com o friozinho, certo?. Bjs. Devanir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que te dei uma inspiração, a ideia do blog é justamente esta.
      bjs
      Giovana

      Excluir
  4. Ainda bem que eu estava lá, pios a sua feijoada ficou deleciosa, leve porém saborosíssima. Ainda mais com a mesa toda arrumada fica melhor ainda. Obrigada Bjs edi.

    ResponderExcluir
  5. Que delicia de fijoada e as travessas sao lindas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, a feijoada estava gostosa mesmo... rs! As vasilhas são lindas né? São da minha mãe, ela mandou comprar bem longe, lá no estado do Pará.
      beijos

      Excluir