sexta-feira, 22 de março de 2013

RECEBER COM FINGER FOOD

Oi meninas, hoje é sexta feira, véspera de final de semana, e portanto vamos nos preparar para uma festinha, um jantarzinho ou um happy hour, seja lá o que for... o importante é receber pessoas queridas em nossa casa.

Vou aproveitar e dar uma idéia muito simpática de uma forma de receber em casa.

A dica é receber com finger food, que são comidinhas, canapés ou petiscos que se comem com a mão, sem a necessidade de pratos e talheres. É perfeito para festas dançantes ou encontros onde não é possível todos os convidados sentarem à mesa. 

O segredo de uma recepção como essa é apostar em um cardápio variado e caprichar na arrumação da mesa.

Podem ser servidos em palitos, em copinhos, em forma de canapés, em mini vasilhinhas,

Não vou negar que os recipientes utilizados para servir, são um trunfo não apenas para diversificar o cardápio, mas também agregam muito o visual.

Já recebi pessoas queridas em casa e ofereci finger food, vejam como a mesa fica simpática:




Fiz várias mini comidinhas e ia repondo conforme a necessidade. Utilizei minhas vasilhinhas, copinhos descartáveis e o próprio alimento de vasilha, como vocês podem observar no caso das uvas recheadas e das batatas pringles. Vocês também podem fazer mini comidinhas e também servir de forma individual em mini vasilhinhas, utilizando apenas um mini garfinho ou mini colher, como já fiz, assim os convidados podem comer até mesmo em pé:



Seguem alguns modelos das mini vasilhinhas, para servir finger food,  que utilizo:



Já tenho vários modelinhos, comprei quase todas em Pedreira, uma cidade próxima a Campinas que vende louças a preço bem camarada.

O bom destas mini vasilhinhas é que não ocupam espaço no armário, por serem pequeninas.

Bem, agora segue algumas receitas que fiz:

BARQUINHAS DE MAIONESE:


Ingredientes: Barquinhas ou barquetes quadradinhas, batata cozida em cubinhos, cenoura cozida em cubinhos, ervilhas, maionese, sal.

Modo de preparo: Numa vasilha misturar a batata, a cenoura, a ervilha, o sal e a maionese. Rechear as barquetes com a mistura.

BATATA PRINGLE RECHEADA COM RICOTA E SALAME

Ingredientes: 150 gr de cream cheese sabor queijo, 1 xícara de cháde ricota fresca, sal, 1 colher de cafe de molho de pimenta, 1 colher de sopa de leite, 3 colheres de sopa de salsa picada. Salame.Batata Pringle.

Modo de preparo: Coloque no processador a ricota, o cream cheese, o sal, o molho de pimenta e o leite. Bater até obter um creme liso e homogêneo. Acrescente a salsa e leve a geladeira por 30 minutos.
Corte as fatias de salame em tirinhas. Passe uma camada de pate sobre as batatas e sobreponha as tirinhas de salame sobre o pate. Se quiser, decore com alecrim.

MINI SALCICHAS COM MOLHO DE MAIONESE E MOSTARDA


Ingredientes: mini salsichas, maionese e mostarda.



Modo de Preparo: Cozinhas as mini salsichas em água fervente. Fazer um molho de maionese e mostarda. Colocar o molho em um copinho, e colocar a  mini salsicha espetada em um palito


MINI TOMATE RECHEADO COM PATÊ DE ERVAS 


Ingredientes: tomate cereja, folhas de manjericao para enfeitar, 250 gr de maionese, 1 dente(s) de alho, 1/2 unidade de cebola pequena, 1 maço de salsinha, 1/2 unidade de cebolinha verde, quanto baste de hortelã, quanto baste de manjericão, 60 ml de vinagre branco, 1 colher (sopa) de azeite, 250 gr de ricota, quanto baste de sal, quanto baste de pimenta-do-reino branca
Modo de preparo:bata todos os ingredientes no liqüidificador, com exceção da maionese e do mini tomate, até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha a mistura e então, incorpore à maionese. Corte a tampinha do tomate e deixe o mesmo oco com o auxilio de uma colherinha. Rechei o mini tomate com a mistura e enfeite com folha de manjericão.

       UVAS RECHEADAS COM GORGONZOLA E NOZES

Ingredientes: uvas,  250g de gorgonzola, 1 lata de creme de leite, 1 pote de requeijão cremoso, pimenta-do-reino,
Azeite. Nozes para enfeitar

Amasse bem o gorgonzola com um garfo, em seguida misture o creme de leite sem soro, o requeijão, o azeite,  a pimenta.

Corte a tampa das uvas, retire o meio e coloque o patê de gorgonzola. Enfeite com um pedaço de nozes.

PEPINO RECHEADO COM PATÊ DE ATUM

Ingredientes: pepino japones, patê de atum, pedacinhos de pimentão vermelho e folhas de hortelã para enfeitar.

Cortar o pepino em rodelas de 3 cm, ocar, e rechear com o patê de atum. Enfeitar com folhas de hortelã e pedaços de pimentão vermelho.

RODELA DE BATATA COM QUEIJO E TOMATE

Ingredientes: Batatas médias cozidas, queijo mussarela, tomate, folhas de majericão.

Modo de preparo: Cozinhe as batatas em rodelas de 1 cm, al dente. Coloque a batata, uma fatia de mussarela e uma rodela de  tomate, espete com um palito e acrescente uma folha de majericão para decorar. Salpique sal.


Enfim, há uma infinidade de receitas e  modo de servir finger food... e meninas, podem ter certeza que vocês vão receber elogios!!!

O que acharam? Comentem no link dos comentários, vou adorar saber a opinião de vocês!

Beijos

GIOVANA








9 comentários:

  1. Tudo bem, pra não dizer que eu não vi... tô aqui...Bjs.
    Devanir

    ResponderExcluir
  2. humm que delicia!!!! muito lindo.
    bjinhos
    Jana.

    ResponderExcluir
  3. visitei seu blog adorei tudo eni e edi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delicia... Eni e Edi vindo me visitar!!! Que honra!!!

      Excluir
  4. oi mãe esta fofinho o seu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Giovana, será que você poderia me passar o endereço, telefone e nome da onde comprou as louças miniaturas? Agradeço muito desde já sua grande ajuda! Parabéns pelo blog! Um abraço, Ana Lucia

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana Lucia!! Obrigada por vir conhecer meu blog! Eu comprei as louças em miniatura na cidade de Pedreira, proximo a região de Campinas/SP. Logo quando se chega na cidade tem uma pracinha onde inclusive nela tem um banheiro público e algumas lojinhas, a loja fica bem de frente ao bico da pracinha.Não lembro o nome da loja! beijos Giovana

    ResponderExcluir