sexta-feira, 1 de março de 2013

UM JARDINZINHO

Olá!!!
Bem, hoje o assunto vai ser sobre decoração/jardinagem.

Antes de mais nada, já vou dizendo que não sou decoradora e nunca fiz nenhum curso relacionado a jardinagem.

Mas adoro me atrever nestes dois temas e, sempre alguma " traquinagem acaba saindo ".

Tenho uma casa de campo em Atibaia onde passamos os finais de semana, eu ADORO! é uma casa de campo mesmo, mais para uma chacrinha, bem afastada da cidade ( uns 12 km).

Com o tempo, farei várias postagem de decoração, festinas e comidinhas que faço por lá.

O fato é que na parte lateral de traz da casa, havia um cantinho que era perdido, feio e sem absolutamente nada, e aquilo me incomodava, pois era exatamente a visão que eu tinha quando abria a janela do meu  quarto,

Dai  pensei... porque não fazer um jardinzinho lá? 

Mãos a obra. Arregacei as mangas e comprei toras de eucalipto tratadas e pedi para meu marido cortar pra mim.Comprei dois vasos, um pedestal e uma bombinha de água na CeC. Fui até uma flora que tem em Atibaia e comprei um pouco de grama esmeralda e várias plantas que se adaptassem na meia sombra. Juntei alguns vasos que eu já tinha em casa e utilizei uma cadeira de madeira para deixar o ambiente mais aconchegante.

E olhem só como ficou:


Gente, era um cantinho que não havia nada, na verdade era um barranquinho, vocês podem observar que eu utilizei as toras do eucaliptos e enchi de terra para nivelar o terreno e olhem que bonitinho que ficou! Fiz uma fontezinha com os vasos e o pedestal e utilizei a bombinha de água para fazer umas cascatazinha. Olhem que gracinha o detalhezinho do sapinho que fica pendurado no vaso que contém antúrios!!!


Aqui uma foto mais de perto da fontezinha/cascatazinha, que é bem simples de fazer: você enterra um vaso redondo e achatado no chão, atras coloca-se o pedestal  e em cima do pedestal coloca-se aqueles vasos que tem o formato meio deitado. 

Dai você põe a bombinha de àgua dentro do vaso enterrado ( veja o modelo da bombinha que você vai precisar, pois existem no mercado vários tipos dependendo da altura que você precise levar a água) e engata um pedaço de mangueira que tenha o tamanho suficiente para sair pela lateral do vaso e subir até o vaso que fica em cima do pedestal.

Detalhe importante: se o vaso que fica enterrado no chão tiver um furo na parte de baixo, tampe com resina plástica e faça um novo furo na lateral.

Ai é só colocar a bomba de água dentro do vaso enterrado, engatar uma mangueira e passar pelo furo na lateral ( não esqueça de vedar com resina plástica se estiver vazando) e após passar por dentro do pedestal que já vem com um furo e depois passar pelo furo do vaso que fica por cima do pedestal ( não esqueça de vedar aqui também. Só um detalhe: a bombinha precisa de energia elétrica, mas isso meu marido resolveu puxando uma canaleta por baixo da terra.

Em volta do vaso que enterrei no chão, plantei marias sem vergonha e contornei com seixos ( pedras que se encontra nas floras) e fiz após, um adorno com pedrinhas que se usa em construção intercalando um tijolo a cada espaço. Essas lanterninas de chão são movidas a energia solar e portanto não precisam de fiação elétrica, quando escurece, elas acendem.

Falando parece complicado, mas é fácil...

Gostaram? Espero que sim...eu pelo menos adorei meu cantinho da fontezinha.

Beijos

GIOVANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário